A alegria de usar uma roupa nova – seja um elegante vestido preto ou uma peça mais alegre e cheia de cores – pode não se repetir após algumas lavagens. Então se você quer que suas peças pretas permaneçam sempre escuras, sem que se transformem em diferentes tons de cinza, e se precisa saber como lavar roupas coloridas para manter as cores sempre vivas e vibrantes, está no lugar certo Leia nosso guia abaixo e descubra de uma vez por todas como lavar roupas pretas e como lavar roupas coloridas para não desbotar nem perder a beleza original das peças.

Como lavar roupa colorida e escura para ficar sempre com aspecto de nova

O primeiro passo para fazer com que suas roupas durem mais começa na lavanderia, na separação das peças. Quando for lavar qualquer roupa, antes de colocar na máquina é necessário dividir as peças por cores: claras, escuras e coloridas devem ser lavadas separadamente.

Para preservar ainda mais as cores e sua qualidade outra triagem é necessária: por tipo de tecido Outro ponto muito importante de como lavar roupas pretas e coloridas, mas que poucos se atentam, é seguir as recomendações de lavagem presentes nas etiquetas. As roupas de cor escura não suportam temperaturas muito altas, então se certifique de cumprir as instruções de cuidado, lavagem e secagem indicadas pelo fabricante da peça.

Como lavar roupas escuras: cuidados especiais

Siga os passos a seguir se quiser saber como lavar roupas pretas e escuras sem desbotar nem perder a intensidade da cor:

  • Verifique os bolsos das calças e camisas para conferir se estão vazios e nada foi esquecido dentro.
  • Feche os zíperes e botões, para evitar que raspem e danifiquem os tecidos das outras roupas com que tiverem atrito durante a lavagem.
  • Como lavar roupa escura é algo que colabora para o desbotamento das peças pouco a pouco, deixe-as sempre ao avesso para impedir que isso ocorra.
  • Procure não deixar as peças escuras de molho ao sol para não desbotarem.
  • Use sempre a dosagem de sabão recomendada no verso do produto para garantir uma boa performance de limpeza e remoção de manchas.
  • Uma boa opção é usar um sabão específico para tecidos pretos, como OMO Roupas Delicadas, cuja fórmula foi desenvolvida especialmente para limpar e remover manchas dessas peças.
  • Para tratar manchas mais teimosas, basta adicionar o sabão líquido direto na área afetada e seguir com a lavagem como de costume. Sempre siga as recomendações e teste o produto em uma área pequena antes de usá-lo.
  • Não utilize água quente, o ideal é selecionar a opção de água fria da máquina.
  • Como o calor prejudica a manutenção da tonalidade e intensidade da cor, sempre seque suas roupas pretas à sombra, evitando estendê-las ao sol ou utilizar a máquina de secar.
  • Uma dica importante é virar as peças do avesso quando for colocá-las no varal e já pendurá-las no cabide para secar.
  • Na hora de passar, utilize um tecido fino em algodão em cima da roupa, para minimizar o aspecto brilhoso que o ferro deixa nas peças escuras.
  • Outro detalhe é guardar as roupas pretas no armário também sempre ao avesso, para que não peguem fiapos do contato com outras peças.

Como lavar roupas coloridas para não desbotar

É bom aprender noções de como lavar roupa colorida para não desbotar, se quiser manter a coloração original de quando comprou a roupa. Tal como é importante saber como lavar roupa colorida que solta tinta para evitar situações como tirar suas roupas brancas da máquina e descobrir que adquiriram uma tonalidade rosada por terem sido lavadas junto com uma peça vermelha. Como já falamos anteriormente, o passo essencial se dá antes da lavagem, no momento de triagem das peças, então certifique-se de não misturar tecidos claros com coloridos.

Mas mesmo as peças de diferentes cores podem manchar em contato com outras roupas coloridas que soltam tinta, por isso é útil saber quais são elas. Para descobrir as que estão propensas a desbotamento e podem causar manchas inconvenientes por soltarem tinta, basta fazer um teste simples de firmeza das cores:

  • Umedeça uma parte da roupa, de preferência do lado avesso.
  • Coloque um pano branco sobre o local.
  • Passe um ferro quente por cima
  • Se o pano ficar manchado, a tinta provavelmente vai sair durante a lavagem.

Sendo assim, essas roupas devem ser lavadas separadamente, e deve-se evitar deixá-las de molho e utilizar temperaturas muito altas, que desbotam o tecido. Sempre olhe na etiqueta as recomendações de como lavar. Roupa colorida deve ser seca à sombra e em local ventilado, assim como as escuras, para não perder a cor e o brilho devido ao calor do sol.

Agora você já sabe como lavar roupas pretas e aprendeu técnicas de como lavar roupa colorida que solta tinta, para não desbotar e sempre preservarem o aspecto de novas. Com os cuidados certos você terá uma peça que dura mais e pode apostar tanto no pretinho básico como ousar em um modelo mais vibrante, sem medo de errar!

Fonte: omo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *